segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ralabucho nº 07

Data: 18/07/2011

Duração: aprox. 40 minutos

Conteúdo: 3 blocos com 3 músicas em cada, totalizando 9 canções do gênero "duplo sentido"; sessão safra boa, com mais uma canção; notícias e informações sobre o forró em geral.

Músicas:

- Minha fotografia (Tororó do Rojão) - Tororó do Rojão
- A mulher da cocada (Genival Lacerda/João Gonçalves) - Genival Lacerda
- A filha do Tomaz (João Gonçalves) - João Gonçalves
- Papa de maizena (Messias Holanda/Guajará Cialdini) - Messias Holanda
- Casamento da Maria (Antônio Barros) - Antônio Barros e Cecéu
- Deixei de fumar (Durval Vieira/Graça Góes) - Zenilton
- Menina do parque (Assisão) - Os 3 do Nordeste
- Briga no casamento (Walmir Silva/Genésio Guedes) - Walmir Silva
- A cacimba da viúva (João Silva/Pedro Maranguape) - Edson Duarte

Na sessão safra boa, "Pra nós dois" (Ilmar Cavalcanti), com o forrozeiro Neto Andrade.

Link para baixar: http://www.4shared.com/audio/BY_bwctB/Ralabucho_Podcast_-_Programa_0.html

4 comentários:

  1. Érico, parabéns por mais um belo Programa Ralabucho! Realmente a temática de duplo sentido divide opiniões entre forrozeiros. Em minha opinião, além da letra, há outros aspectos a levar em conta pra diferenciar um autêntico forró de duplo sentido de outras músicas de qualidade duvidosa (de sentido único, óbvio, explícito).

    Sobre o Jackson do Pandeiro, de fato ele gravou pouquíssimas músicas de duplo sentido em seu vasto e rico repertório. A citar algumas: Meu Passarinho Fugiu (1970), Pássaro Bacurau (1973), Mulher Malvada (1978), A Tuba da Muié (1975). Curiosamente, nas 3 primeiras, a temática da malícia é a mesma: passarinho, bacurau, periquito... rsrs

    ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. No programa sobre a temática do forró duplo sentido, foi citada a querida Clemilda, contudo, não consta na playlist nenhuma canção do seu repertório, da próxima cito a canção "Prenda o Tadeu"...

    ResponderExcluir
  3. André, além dessas, Jackson também gravou Cremilda ("o que Cremilda quer eu dou o que eu quero ela não dá..."), mas foram pouquíssimas músicas dentro do seu repertório (cerca de 5 em mais de 430). E mesmo assim, é um duplo sentido bem leve, sem trocadilhos. E a temática talvez tenha um motivo realmente: Jackson era muito apegado a pássaros. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Euler, realmente eu citei a Clemilda no programa, mas apenas como exemplo de forrozeiros que se destacaram com o duplo sentido. Além dela, também citei no programa Sandro Becker e Zé Duarte, os quais, assim como Clemilda, não tiveram músicas incluídas no programa. E "Prenda o Tadeu" talvez seja a música mais conhecida dela mesmo. Valeu pela dica, como tem muito Ralabucho pela frente, vai chegar a vez deles! Abraço!

    ResponderExcluir