terça-feira, 14 de maio de 2013

Uma retrospectiva das homenagens a Gonzagão em cd*

Por Érico Sátiro

*Artigo publicado originalmente na edição nº 01 da Revista GENIUS (janeiro/fevereiro/março de 2013),  lançada em João Pessoa/PB, com adaptações e inclusões devido ao lançamento de novos cds após a publicação da revista.


O ano de 2012, por ocasião da passagem do centenário de Luiz Gonzaga, recolocou a música nordestina em evidência no cenário nacional. O filme "De pai pra filho", por exemplo, foi sucesso de crítica e bilheteria em todo o país, alcançando grande audiência também na tv aberta, já no início deste ano, quando foi exibido em formato de minissérie. Em diversas cidades, não apenas do Nordeste, foram organizadas exposições, shows e festas celebrando o Rei do Baião. Já no âmbito das gravações musicais, foram dezenas de discos gravados em tributo a Gonzaga, com artistas de variados gêneros interpretando as canções do repertório gonzagueano, e é uma retrospectiva desses cds lançados que o Ralabucho traz nessa matéria.

O formato de discos em tributo a um artista não é novidade. O próprio Luiz Gonzaga, bem antes do ano de seu centenário, foi homenageado por nomes como Severino Januário (seu irmão) - em parceria com João Silva -, Israel Filho, Quinteto Violado, Elba Ramalho, Ed Carlos etc, que lançaram LPs/CDs com repertório baseado na obra do Mestre Lua. Coletâneas com músicos diversos gravando sucessos de Gonzaga também já existiam. Mas, como já era esperado, surgiram no ano passado tantos cds em homenagem ao Rei do Baião que nem o mais fanático dos forrozeiros consegue, de cabeça, elencar todos. A relação abaixo contém os principais tributos lançados em 2012, além de alguns que só chegaram às lojas no decorrer de 2013, e, com certeza, ajuda a quem deseja pesquisar e adquirir essas merecidas homenagens ao maior expoente da nossa música nordestina:

- Abrindo o baú de Luiz Gonzaga (Adelmário Coelho) - O baiano Adelmário Coelho, em seu 18º trabalho, optou pelo formato "acústico" que, no forró, nada mais é que a ausência de instrumentos como bateria, teclados e metais, resultando em um excelente disco. A escolha das faixas também foi um diferencial, pois fugiu do óbvio ao regravar canções como "Tu qué mingabelá?" (Luiz Gonzaga), "Terra, vida e esperança" (Jurandy da Feira), "Sertão sofredor" (Joaquim Augusto/Nelson Barbalho) e "Manoelito Cidadão" (Luiz Gonzaga/Helena Gonzaga".

Ouça "Tu qué mingabelá":  


- As sanfonas do Rei (Falamansa) - Um dos maiores responsáveis pela popularização, entre as gerações mais jovens, do forró na região sudeste, o Falamansa contou com a participação de Elba Ramalho e Dominguinhos, entre outros, para prestar seu tributo a Luiz Gonzaga. A última faixa do disco, "A hora do adeus" (Onildo Almeida/Luiz Queiroga) é um dueto "póstumo" com Luiz Gonzaga, retirado do cd "Duetos com Mestre Lua", lançado há alguns anos. O destaque do álbum é a regravação de "Erva rasteira" e "Festa", ambas de Gonzaguinha, em uma única faixa, com a participação de Jorge du Peixe e Gustavo da Lua, do grupo pernambucano Nação Zumbi.

Ouça "Erva rasteira/Festa":  

- Gonzaguiando nos oito baixos (Luizinho Calixto) - Defensor árduo e divulgador da histórica e cada vez mais rara sanfona de oito baixos, pouco procurada devido ao som limitado (porém único) e à dificuldade na sua execução, Luizinho Calixto, paraibano, irmão mais novo dos também forrozeiros Bastinho e Zé Calixto, gravou somente versões instrumentais - embora também seja cantor - de sucessos de Gonzaga, como "Sabiá" (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), "Xote das meninas" (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) e "Qui nem jiló" (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira). No acompanhamento do "pé-de-bode" (apelido popular do fole de oito baixos), instrumentos como sanfona de 120 baixos, pandeiro, triângulo e zabumba, todos tocados pelo próprio Luizinho, além de violão 7 cordas, cavaquinho, pandeiro, violino, flauta e clarinete.

Ouça "Vida de viajante":  




- Tem sanfona no choro (Marcelo Caldi) – O jovem acordeonista, pianista, arranjador, cantor e compositor Marcelo Caldi também celebrou o centenário de Gonzagão em um disco todo instrumental. Da mais nova safra de acordeonistas brasileiros, Caldi costuma explorar e fundir vários ritmos em seu estilo, indo do forró ao jazz, do choro ao erudito. Nesse belíssimo trabalho em homenagem a Luiz Gonzaga, o músico carioca, ao contrário de Luizinho Calixto, preferiu buscar canções instrumentais pouco lembradas do repertório do Rei do Baião, como “Seu Januário”, “Luar do Nordeste” e “Araponga”, todas compostas pelo homenageado.  

Ouça "Seu Januário":  

- Jurandy da Feira canta Gonzagão (Jurandy da Feira) - Parceiro do Rei do Baião nos anos 70/80, o baiano Jurandy da Feira é o autor de 4 canções gravadas por Luiz Gonzaga: "Nos cafundó de Bodocó" (1976), "Frutos da terra" (1982), "Canto do povo" (1983) e "Terra, vida e esperança" (1984), todas regravadas nessa homenagem, ao lado de grandes sucessos como "Légua tirana" (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), "Pense n'eu" (Gonzaguinha) e "A letra I" (Zé Dantas). 

Ouça "Terra, vida e esperança":  


- 100 anos de Gonzagão (Jorge de Altinho) - Outro parceiro de Gonzagão nos anos 80, Jorge de Altinho regravou 10 canções conhecidas, mas que, no geral, não foram os maiores sucessos do Rei do Baião, como "Fulô da maravilha" (Luiz Bandeira), "Amei à toa" (João Silva/Joquinha Gonzaga) e Mané Gambá, de sua própria autoria. O curioso é que esse cd saiu no formato convencional, em box de acrílico, com encarte, e em capinha de papelão, estilo promocional, sem encarte, mas que vem com 4 faixas extras remasterizadas, gravadas na década de 80 com a participação de Luiz Gonzaga.


Ouça "A sorte é cega":  


- No Ton de Seu Luiz (Ton Oliveira) - O paraibano Ton Oliveira bem que poderia ter repetido o estilo do seu melhor disco, o "Pra matar saudade", de 2006, quando gravou no formato mais tradicional do forró, sem uso de bateria, que ficou muito acentuado nessa homenagem a Luiz Gonzaga. O trabalho não ficou prejudicado por isso, mas o pecado mesmo, sem dúvida, foi a participação de Frank Aguiar em "Xote ecológico" (Luiz Gonzaga/Aguinaldo Batista). Não dá pra ouvir essa, nem qualquer outra música de Gonzagão, com "uivos" ao fundo.


Ouça "Matuto de opinião":  


- Petrúcio Amorim canta Gonzagão (Petrúcio Amorim) - O autor de "Filho do Dono" e "Tareco e mariola" também prestou seu tributo a Gonzagão, que acabou saindo como uma "meia homenagem". Explico: a primeira metade do cd traz canções baseadas no repertório de Gonzaga, com destaque para "Amanhã eu vou" (Beduíno), que tem a participação de Karine Leal, porém, a outra metade é uma coletânea de músicas retiradas de diferentes cds da carreira de Petrúcio Amorim. À exceção de "O Rei nas estrelas", de sua autoria, as demais não possuem ligação com o homenageado.


Ouça "Amanhã eu vou":


- Flávio José canta Luiz Gonzaga (Flávio José) - Como não poderia deixar de ser, Flávio José mais uma vez gravou um excelente trabalho. O cd, que só saiu no final de 2012, traz 12 faixas, dentre elas 3 pout-pourris, e vem com uma bela capa (lembra a página inicial do Ralabucho!) e encarte com letras. Nas regravações de "Légua tirana"  e "Estrada de Canindé", ambas de Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira, participação do Quinteto de Cordas Stacatto, repetindo a experiência que Flávio José tivera em apresentações ao lado de orquestras.


Ouça "Cigarro de paia":



- Luas do Gonzaga (Gereba Barreto & Convidados) - Certamente, o tributo mais interessante de todos os lançados em 2012. Para o projeto, o cantor, compositor e violonista baiano Gereba reuniu uma seleção de compositores, a exemplo de Xico Bizerra, Maciel Melo, Lirinha e Zeca Baleiro, para inserir letras em valsas, choros e maracatus instrumentais da obra de Luiz Gonzaga. Para interpretá-las, cantores de primeira linha como Elba Ramalho, Flávio Venturini, Adelmário Coelho/Santanna, Dominguinhos/Maciel Melo, Jorge Vercilo, Lenine/Margareth Menezes, Zeca Baleiro e outros. O álbum também possui faixas em homenagem ao Rei do Baião, como "Galope além do mar" (Gereba/Capinam), intepretada por Gereba, e "Sete Luas do Gonzaga" (Gereba/Ronaldo Bastos), na voz de Jussara Silveira. Pra completar a obra-prima, desfilam no disco alguns dos maiores acordeonistas do país: Dominguinhos, Oswaldinho, Genaro, Cézar do Acordeon, Silvinho do Acordeon, Targino Gondim, Cicinho de Assis, Marquinhos Café e Antônio Bombarda, além, claro, do próprio Gonzagão, em sanfona retirada da gravação original de "Verônica".

Ouça "Sanfona dourada", com Dominguinhos e Maciel Melo:



- No balanço do forró - Genival Lacerda canta Luiz Gonzaga (Genival Lacerda) - Com mais de 80 anos de idade, "Seu Vavá" demonstra ainda estar em forma na sua homenagem ao Mestre Lua, que conta com a produção de seu filho João Lacerda e a participação especial de Flávio José, Fagner, Elba Ramalho, Dominguinhos, Chico César e outros. Apesar de ser um bom disco, Genival repetiu o mesmo erro de Ton Oliveira ao convidar Frank Aguiar para "uivar" em uma das faixas ("Deixa a tanga voar", de Luiz Gonzaga e João Silva).



Ouça "Penerô xerém":

- Concerto para Gonzaga (Alcymar Monteiro) - No lugar da instrumentação tradicional do forró, Alcymar Monteiro optou por dar um tom erudito a alguns dos principais sucessos de Gonzagão, cantando acompanhado pela Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, de Recife. Talvez por esse motivo Alcymar tenha incluído apenas as canções mais conhecidas da obra do homenageado. Além das interpretações do cantor, há 4 faixas instrumentais executadas pela Orquestra. Com bela produção, o álbum vem em embalagem luxuosa, no formato cd+dvd, e ainda pode ser encontrado em lojas na internet, ao preço médio de 40 reais.


Ouça "Juazeiro":



- Mais canções de Luiz (Targino Gondim) - Após ter lançado o excelente "Canções de Luiz", em 2008, o cantor e sanfoneiro Targino Gondim voltou a gravar um tributo a Luiz Gonzaga, agora intitulado "Mais canções de Luiz". Para essa ocasião, o músico compôs e gravou especialmente a canção "Bendito o dia de Luzia", em referência à data de aniversário do homenageado, 13 de dezembro, dia de Santa Luzia. As demais músicas são do repertório do Rei do Baião, com destaque para "Velho Novo Exu" (Luiz Gonzaga/Sílvio Moacir Araújo) e para a faixa que encerra o disco, "Subindo ao céu", valsa de Aristides Borges gravada por Gonzaga em 1944.



Ouça "Bendito o Dia de Luzia":

- Diassis Martins cantando Gonzagão (Diassis Martins) - Natural de Ipu/CE, Francisco de Assis Martins, ou simplesmente Diassis Martins, decidiu fazer seu tributo ao Rei do Baião prestes a completar 30 anos de carreira dedicada ao forró. Gravou um cd com diversos sucessos de Gonzaga, com destaque para as menos conhecidas "Obrigado, João Paulo" (Luiz Gonzaga/Pe. Gotardo Lemos), em homenagem ao Papa João Paulo II, e "Corrida de Mourão" (Pedro Bandeira). O ponto negativo fica por parte do excessivo som da bateria utilizada nas gravações, tirando um pouco da originalidade do autêntico forró.


Ouça "Eu vou pro Crato":


- Lourdinha Oliveira e as cantadeiras do Rei Luiz (Lourdinha Oliveira) - Apesar de ter dedicado grande parte de seus 20 anos de carreira à música romântica, Lourdinha Oliveira, alagoana radicada em Recife/PE, também é autora de vários discos de forró. No mais recente, convidou diversas cantoras da cena musical pernambucana, a exemplo de Irah Caldeira, Cristina Amaral, Joana Angélica e Nádia Maia, para prestar um tributo a Gonzagão. Das doze faixas do álbum, sete incluem participações especiais. O repertório é todo baseado em canções famosas do repertório gonzagueano, à exceção da faixa de abertura, "Lua Brasil", composta por Xico Bizerra.


Ouça "A morte do vaqueiro":


- Flavinho Lima canta Luiz Gonzaga (Flavinho Lima) - Embora contenha 15 faixas, o álbum gravado pelo jovem forrozeiro Flavinho Lima traz a interpretação de 37 canções gravadas por Luiz Gonzaga, a maioria delas na forma de pout-pourris, com destaque para o que é composto por "Do lado que relampea" (Luiz Guimarães), "Saudades de Helena" (Antônio Barros) e "Dedo mindinho" (Luiz Gonzaga), músicas menos populares do repertório de Gonzaga. Apesar da idade, Flavinho Lima tem desenvoltura, boa voz e um futuro promissor, se continuar trilhando o caminho do verdadeiro forró. Pena que o cd tenha saído em embalagem de papelão, sem encarte, ficha técnica e informações.


Ouça "Do lado que relampea/Saudades de Helena/Dedo mindinho":


- 100 anos de Gonzagão (Novinho da Paraíba) - Atualmente morando em Pernambuco, Novinho da Paraíba optou por gravar esse disco justamente em sua terra natal, Monteiro/PB, berço também de outros grandes nomes da cultura nordestina como Flávio José, Dejinha de Monteiro e o poeta Pinto do Monteiro. No cd, Novinho interpreta 18 faixas que fizeram sucesso com Luiz Gonzaga, além de "O Rei nas estrelas", de Petrúcio Amorim, e "Centenário do Gonzagão", parceria sua com Zelito Madeira. Também em embalagem de papelão, sem muita produção, o álbum ao menos informa, na contracapa, o ano das gravações originais.


Ouça "Viola de Penedo":

- 100 anos do Rei ao vivo (Erivaldo de Carira) - Com longa trajetória no forró, Erivaldo de Carira, sergipano que incorporou a cidade natal ao seu nome artístico, é pai de três novos talentos da música nordestina: Erivaldinho, Mestrinho (que produziu o discos) e Thaís Nogueira - os dois últimos também faziam parte do Trio Juriti. Das 28 faixas do cd, 26 são do repertório gonzagueano e outras duas homenageiam o Mestre: "Tributo ao Rei do Baião" (Canindé Soares) e "Centenário Gonzagão" (João da Passarada/Erivaldo de Carira). Assim como o de Flavinho Lima, o cd de Erivaldo também saiu em embalagem de papelão, desprovido de ficha técnica e informações.


Ouça "Chá Cutuba":



- O samba do Rei do Baião (Socorro Lira e Oswaldinho) – Uma das mais férteis compositoras paraibanas da atualidade, Socorro Lira uniu-se ao consagrado acordeonista Oswaldinho para gravar uma primorosa homenagem a Luiz Gonzaga. Apesar do título, o disco traz, além do samba (“Meu pandeiro” – Luiz Gonzaga/Ary Monteiro), o baião (“Tudo é baião” - Luiz Gonzaga/Zé Dantas), carimbó (“Tacacá” - Luiz Gonzaga/Lourival Passos), maxixe (“Bamboleado” – Luiz Gonzaga/Miguel Lima), chorinho (“Sanfonando” – Luiz Gonzaga), maracatu (“Rei Bantu” – Luiz Gonzaga/Zé Dantas) e outros ritmos gravados em canções pouco conhecidas da obra de Gonzaga, lançadas entre 1942 e 1956. Como convidados, Papete, Oswaldinho da Cuíca, Ventura Ramirez, Susana Travassos e Uxía fazem duetos de vozes com Socorro Lira. Destaque também para a bela arte do encarte, que contém ainda letras e explicações sobre os diferentes gêneros explorados no disco. 

Ouça "Rei Bantu":  


- Festival Rootstock 2012 - Edição Luiz Gonzaga (vários artistas) - Lançado no formato dvd+cd, o registro traz apresentações ao vivo ocorridas durante a 11ª edição do Festival Rootstock, evento anual que reúne diversos artistas e trios de forró pé de serra, e que em 2012 foi realizado entre os dias 15 e 18 de novembro, no município de Cabreúva/SP. Diferentes forrozeiros participam do dvd/cd, mesclando o talento da nova geração (Trio Dona Zefa, Mestrinho, Thaís Nogueira, Trio Alvorada, Diogo Oliveira, entre outros) com a experiência de nomes já consagrados (3 do Nordeste, Edson Duarte, Trio Sabiá, Fuba de Taperoá, João Silva). No repertório, composições de João Silva que integravam o repertório de Gonzaga, com exceção de "Rootstock Gonzagão" (João Silva/Dina Nogueira), interpretada pelo prório João Silva. O dvd inclui ainda entrevistas e depoimentos, além de encarte com textos, ficha técnica e letras.


Ouça "Recado do Velho":

- 100 anos de Gonzagão (vários artistas) - Box com 3 cds, produzido por Thiago Marques Luiz, que traz 50 gravações inéditas de artistas de diversos estilos, demonstrando a importância da obra de Luiz Gonzaga em toda a música brasileira. O cd 3, por exemplo, traz como nome tradicional do forró apenas Dominguinhos, ao lado de artistas de outros gêneros como Paulo Neto, Márcia Castro, Milena, Eliana Pittman, Virgínia Rosa, 5 a Seco etc. Os mais conservadores podem não gostar da inclusão de vários artistas com pouca ou nenhuma ligação com o forró, mas, apesar de algumas gravações realmente irregulares, o resultado é interessante. 

Ouça "Vozes da seca/Baião da garoa", com Cátia de França e Passoca:

- Salve 100 anos Gonzagão (vários artistas) - Coletânea organizada pelo cantador Téo Azevedo, o disco conta com 16 faixas interpretadas pelo próprio Téo e por nomes como Jackson Antunes, Genival Lacerda/João Lacerda, Caju e Castanha, Tiziu do Araripe etc. Todas as faixas são de autoria de Téo Azevedo, com exceção do poema "Um baiãozinho para o Rei do Baião", de Assis Ângelo, e pelos "Causos Gonzagueanos", dos irmãos Mano Véio e Mano Novo. Nenhuma das canções do disco é do repertório de Luiz Gonzaga e algumas nem sequer falam no Rei do Baião, mas o cd vem com uma preciosidade: "Padroeira da Visão", única faixa inédita do álbum, que é uma poesia de Téo Azevedo musicada por Luiz Gonzaga em 1984 e gravada ano passado por Dominguinhos, especialmente para o disco.

Ouça "Padroeira da Visão (Santa Luzia)":

- O lado B do Gonzagão (vários artistas) - Coletânea com músicos de gêneros variados da cena musical de Pernambuco, o disco se tornou um dos principais tributos por explorar canções pouco conhecidas da obra de Gonzaga, como "Amor da minha vida" (Raul Sampaio/Benil Santos), na voz de Geraldo Maia, e "Menestrel do Sol" (Humberto Teixeira), interpretada por Zé Manoel e Noé Sosha. O cd conta com arranjos diferentes, mais voltados à música pop, tanto que o acordeon só se faz presente em "A dança do Nicodemus" (Zé Marcolino), Feijão cum côve (J. Portela) e "Chofer de Praça" (Ewaldo Ruy/Fernando Lobo), executadas por Adriana BB, Quinteto Dona Zaíra e Jr. Black, respectivamente.

Ouça "Feijão cum côve", com Quinteto Dona Zaíra:

- Olha pro céu (vários artistas) - Lançada em cd duplo, a coletânea abrange versões de sucessos  gonzagueanos gravados por diversos artistas ao longo de suas carreiras. Quinteto Violado (cinco faixas), Caetano Veloso e Gilberto Gil (quatro faixas cada) são os que mais se repetem no disco, que também traz regravações feitas por Elba Ramalho, Alceu Valença, Gal Costa, Dominguinhos, e por nomes menos conhecidos como Marília Medalha e Gerson King Combo e a Turma do Soul. A única faixa inédita é a versão de Caetano Veloso para "Respeita Januário", gravada em 1999, com voz e violão, para um disco caseiro em homenagem a seu filho.

Ouça "Respeita Januário", com Caetano Veloso:



- Baião de dois (Luiz Gonzaga e vários artistas) – No estilo do cd “Duetos com Mestre Lua”, lançado em 2001, a compilação apresenta duetos “virtuais”, permitindo que artistas como Dominguinhos, Zeca Pagodinho e Geraldo Azevedo, além de outros que não eram nem conhecidos quando Luiz Gonzaga faleceu, a exemplo de Chico César, Ivete Sangalo e Zeca Baleiro, dividissem os vocais com o Rei do Baião, graças à inserção de suas vozes nas gravações originais. Também foram incluídos novos instrumentos em “Asa Branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), com Fagner, e Paraíba (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), com Elba Ramalho. O álbum, produzido por José Milton e Raimundo Fagner, traz ainda três duetos “reais”, retirados de LPs do próprio Gonzaga: “Plano Piloto” (Alceu Valença/Carlos Fernando), de 1983, com Alceu, “Forró nº 1” (Cecéu), de 1985, com Gal Costa, e “A vida do viajante” (Luiz Gonzaga/Hervê Cordovil), de 1979, com o filho Gonzaguinha.


Ouça "Danado de bom", com Luiz Gonzaga e Zeca Baleiro:


- Outros músicos que lançaram álbuns em homenagem a Gonzagão em 2012/2013: Sandro Becker (100 anos de Gonzagão, em cd/dvd), Quinteto Violado (Quinteto Violado canta Gonzagão - coletânea com versões gravadas ao longo da trajetória do Quinteto), Maria Dapaz (relançamento do cd Vida de Viajante) e Israel Filho (relançamento do disco Saudades de Gonzagão, de 1993, com uma faixa extra).